quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Estádio do Corinthians. Vai parar ? .



Estádio do Corinthians ,  começa a tomar forma em Itaquera, com mais de 55% de avanço nas obras, o clube vem fazendo acordos para ter o melhor estádio do mundo. E isso passa por negociar com as principais empresas em seus ramos de atividade e tentar sempre os produtos de última geração. O sonho   vem se tornando realidade com a garantia de que terá o maior telão do mundo, uma iluminação de fazer inveja a qualquer clube e um gramado de excelente qualidade.


Já são cerca de 30 acordos com fornecedores de iluminação, louça sanitária e pedras naturais, entre outros. “Estamos procurando preços diferenciados, mas não podemos divulgar os números por causa dos acordos que foram feitos. Só posso dizer que será uma economia enorme para o clube”, explica o arquiteto Anibal Coutinho.


O  projeto, feito pelo escritório Coutinho, Diegues e Cordeiro junto com o DDG Arquitetura. Nelas, pode-se perceber os detalhes de acabamento da arena e a alta tecnologia envolvida. Na fachada lateral, por exemplo, o clube terá o maior telão do mundo, com 170 m de comprimento por 20 m de altura, feito pela multinacional alemã Osram e sua empresa Traxon. Só para se ter uma ideia, o   telão do estádio do Dallas Cowboys mede 49m por 22 m.


Nesse telão gigantesco do Corinthians, voltado para a área externa, serão exibidas imagens da torcida que estará dentro do estádio. Isso vai ajudar a criar uma grande atmosfera para quem está do lado de fora. Outros quatro telões, de 30 m por 7,5 m, possuem uma ultra definição de um pixel por 7 mm, igual à do telão do estádio do New York Yankees. Eles ficarão atrás dos dois gols, um voltado para o campo e outro para a torcida.


Uma outra preocupação do Corinthians é com a iluminação da arena. Com o intuito de possibilitar uma boa transmissão para HD e 3D, além do super slow motion, os refletores projetarão no campo 5.000 lux. Isso é o dobro da iluminação da Allianz Arena, do Bayern de Munique, por exemplo. Do lado externo, a opção foi por vidros translúcidos com serigrafia, e nos camarotes, a escolha foi por vidros transparentes antirreflexo.


As paredes laterais são em porcelana, com outra fornecedora oficial (a italiana Levantina, maior empresa de pedras naturais do mundo). A cerâmica terá 3 mm de espessura e uma medida de 3 m por 1m. É leve, durável e antipichação. No projeto do estádio, a intenção foi abusar do branco, não só para refletir a luz como também para tornar o ambiente mais fresco.
“Teremos uma fachada ventilada, que fica solta da parede, para que o ar passe por ela”, explica Coutinho. Outro fornecedor da arena será a japonesa Toto, maior empresa de louça sanitária e metais do mundo.


O próximo passo agora é definir quem vai fazer o gramado. Duas empresas estão negociando e o clube já optou por uma semeadura de inverno, de origem inglesa e mais resistente. “É ponto de honra para o Corinthians ter o melhor campo do mundo”, avisa Coutinho. Haverá um sistema de refrigeração das raízes, que ficam em uma profundidade maior no solo para equilibrar a temperatura.
O Corinthians e a Odebrecht já combinaram: se até 30 de outubro o BNDES não liberar o financiamento e a prefeitura não fizer o mesmo com o Certificado de Incentivo de Desenvolvimento, as obras param.


Se por um lado o clube já lucra com o estádio graças aos acordos com grandes empresas, por outro está preocupado com o descompasso entre o ritmo de gasto do dinheiro nas obras e a lentidão de liberação de recursos do BNDES e da CID (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento). Isso pode fazer a obra desacelerar, ou até parar, caso o caixa fique totalmente esvaziado nas próximas semanas. 





O governo do  santista Alckmin desistiu: não vai mais arcar com R$ 70 milhões para o aluguel de 20 mil lugares em arquibancadas provisórias do Estádio do Corinthians   a serem utilizadas durante a Copa de 2014. 


Em parceria com o clube, conforme confirma Luis Paulo Rosenberg, procura um patrocínio privado. “São Paulo já vai ter de arcar com a recepção de 32 chefes de estado, segurança, transporte, alojamento e festas”, justifica o diretor do clube. O time também está negociando os “naming rights” do estádio com dois interessados. Valor? R$ 400 milhões. “Escolheremos até o fim do ano.” 

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