Bashar Al Assad reeleito Presidente da Republica Arabe Síria



 Bashar Al Assad reeleito Presidente da Republica Arabe Síria , 88% dos votos com a participação de 73% dos eleitores.


Apesar de  todas as dificuldades na eleição da Síria, ela ressaltou o apoio considerável que o Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad  goza da população, incluindo muitos na comunidade muçulmana sunita, a  maioria.

Conflito da Síria é muitas vezes retratada através de um dos seus muitos prismas - a de uma luta sectária, em que rebeldes muçulmanos sunitas esmagadoramente buscam derrubar o Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad, que pertence à seita minoritária alauíta, uma ramificação do islamismo xiita. Riquíssima variedade de minorias, cristãs e muçulmanas do país, por sua vez, ajudam a manter o Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad no poder, temendo o seu destino se ele  cair.

Sem o apoio sunita, no entanto, o governo do  Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad  teria entrado em colapso há muito tempo em meio a uma guerra civil que ativistas dizem que já matou mais de 160 mil, deslocando pelo menos um terço da população pré-guerra da Síria, de 23 milhões, e destruiu amplas áreas do país.

Esse apoio estava  exposto com sírios votando esmagadoramente na terça-feira para dar  ao   Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad   outro mandato de sete anos. Ele recebeu  88,7 por cento dos votos, como o Presidente  do Parlamento Sírio   anunciou quarta-feira à noite, embora o resultado nunca esteve em questão.

A eleição foi boicotada pela oposição, e ignorado e até ridicularizado em áreas controladas pelos terroristas  onde a luta continua. Secretário de Estado dos EUA John Kerry estava entre aqueles  que  no Ocidente ,   denunciaram a votação, chamando-a de "um grande zero , grande farça ,  charada ,  piada  etc."

Enquanto a votação e grande parte das  manifestações  pró-Assad  ,  vistas nas ruas de Damasco ocorriam , até mesmo os inimigos mais ferrenhos do  Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad    admitem que o homem que governa  a Síria desde 2000 mantém apoio substancial.

"Se apenas as minorias eram leais ao  Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad   , eles (os terroristas) teriam dominado o país", disse Wida Saleh, uma advogada de 35 anos de idade e apoiante do   Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad   ,  que relutantemente se identificou como um muçulmana sunita.

"Mas como a maioria (sunitas) estão de pé atrás dele, eles têm mantido a Síria em pé ", disse ela em uma cabine de votação   na  estação centenária de  Damasco .

Os comentários de Saleh tiveram ecos em outros entrevistados pela Associated Press em um bairro sunita de classe média, no centro de Damasco, assim como por sírios em todo o espectro político - incluindo algumas das dezenas de milhares de pessoas que fugiram de seu país para o vizinho Líbano . As entrevistas  em   Damasco foram realizadas sem a presença de representantes do governo.

Muitos dos que apoiaram  o Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad    e respeitava-o pela  modernização da Republica Arabe Síria  se voltaram contra ele .

Os partidários  do Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad     deram insights sobre por que eles o apoiám. Estes insights incluem a fadiga durante o conflito, a desconfiança entre muitos  de  uma oposição Takfiri extremista, e o poder crescente de terroristas islâmicos nas fileiras rebeldes.  Segundo relatos, as potências ocidentais e seus aliados regionais - especialmente Qatar, Arábia Saudita , Jordania  e Turquia apoiam os terroristas que operam dentro da Síria.

Alguns disseram que apoiam o governo porque ele forneceu muitos serviços gratuitos, tais como educação e saúde, e outros fortemente subsidiados. Antes da onda  de  ataques  terroristas  praticados  pela  Al Qaeda com  os  apoios  supra  citados , em  mais um  lance  da  disputa  das monarquias feudais  do  golfo  e  outros  contra  a  República Islâmica do Irã, , a Síria foi muitas vezes apontada como um dos países mais seguros do mundo.

O oftalmologista de 48 anos de idade com uma mulher elegante nunca realmente se encaixaria no molde de um ditador árabe. Enquanto ele manteve com punho de ferro a politica  de seu pai , muitos creditam a ele com a abertura da economia. Sob reformas de livre mercado, Damasco e outras cidades viram um florescimento de shoppings, restaurantes e bens de consumo, aumentando o turismo.

Para muitos de seus partidários obstinados, ele é um herói nacionalista lutando contra o  imperialismo ocidental e garantindo uma regra estável, secular em uma região turbulenta assolada por guerras sectárias.

"Eu acho que é um dever votar em Assad", disse Arfan Jumra, um funcionário público de 45 anos de idade.

"Nós vimos o que ele ofereceu-se para o país:  escolas,educação,  energia elétrica", disse ele. "Eu moro em uma área pobre, e vemos o que nos foi dado. Isso é realmente importante."

Para muitos, na  maioria sunita de classe média urbana, sua prosperidade e emprego depende do governo.

"É para estes sírios  que representam   um eleitorado central que tanto o regime e a oposição estão apelando", disse Ayham Kamel, analista do Eurasia Group, em Londres. "As escolhas para estes sírios, que são na sua maioria sunitas, não são grandes: o regime de Assad, os islâmicos radicais, os rebeldes conservadores e  que têm uma faixa de influencia  sobre os mais  pobres".

Síria se orgulhava de ser uma sociedade tolerante e aberta que abraçou plenamente a sua multiplicidade de grupos religiosos e étnicos. Mas esse tecido social  foi rasgado por um conflito que deu origem a radicais salafistas , terroristas etc.

À medida que  na  guerra civil,  a  chamada  oposição  Síria  trouxe os  terroristas estrangeiros e extremistas islâmicos começou a ,  oposição  a tornar-se uma força terrorista armada.

Aqueles que lutam para derrubar o Presidente da Republica Arabe Síria Bashar Al Assad    são terroristas que apresentam todos os jihadistas como hard-core.

Em partes  que assumiram da Síria , os terroristas do grupo  da Al-Qaeda Estado Islâmico do Iraque e do Levante tem imposto restrições da sharia, a execução de adversários em público, proibição de música e obrigando os cristãos a pagar um imposto para a proteção. Os terroristas rotineiramente realizam operações suicidas.

Isso tem endurecido  a visão muitos sírios sobre o conflito, que agora o consideram como uma  guerra  contra terroristas islâmicos estrangeiros.

Para a advogada  Saleh, os   medos daqueles terroristas islâmicos estrangeiros ultraconservadores contribuir, em parte, ao seu apoio a Assad.

"Os  terroristas islâmicos  extremistas são um perigo para todo mundo", disse ela. Ela estava vestindo uma camiseta estampada com o rosto de Assad, a bandeira síria e as palavras: "Sim, nós te amamos."

Antes da revolta ",  seria uma   vergonha perguntar a alguém  qual  era  sua religião . Nós  eramos criados  assim na Síria",  disse  Saleh. "Somos como um mosaico (de religiões) na Síria."

Ela, então, apontou para uma comissão eleitoral nas proximidades: três mulheres, uma vestindo um véu muçulmano, sentada atrás de uma mesa, supervisionando a votação.

"Olhe para a comissão eleitoral por aqui - eles são todos da fé da maioria na Síria", disse ela, referindo-se as sunitas.

Uma funcionária     que se identificou apenas como Maha ecoou as  preocupações de Saleh sobre o que a vida seria  na Síria se a oposição tomar o poder.

Maha,ao cabelo penteado e bochechas  a forte  rouge , disse  que ela estava  preocupada com as liberdades das mulheres se Assad cair.

"Assad deu às mulheres seus direitos e sua liberdade", disse Maha. "Eles (a oposição)  querem este país atrasado."

Tais sentimentos são compartilhados por muitos sírios no exterior, alguns dos quais voltaram a votar.

Zouha ,23 anos ,     de Damasco,    que está trabalhando em seu mestrado em Beirute, disse que, se o regime sírio entrar em colapso, uma oposição moderada "não vai mesmo ter a chance de chegar ao poder. Haverá enorme caos."

Entrevistada em Beirute, ela disse que votou a favor de Assad, mesmo  ela não sendo sua "grande fã"  . Ela se recusou a dar seu nome completo, temendo o assédio.

Muitos sírios e alguns analistas dizem que a fadiga durante o derramamento de sangue na Síria, agora entra no seu quarto ano, desempenhou um papel fundamental.

"Uma parte significativa da base de apoio da oposição, inicialmente, acreditava que a revolução teria sucesso rapidamente e que eles voltariam para seus negócios regulares em uma questão de meses", disse Kamel, o analista. "Neste momento, ainda parte desse grupo que despreza o regime é forçado a reconsiderar a sua posição."

"Já se passaram três anos. É o suficiente", disse Moataz, um técnico de 40 anos, que trabalhava em um luxuoso hotel de Damasco.

Questionado se ele acreditava que qualquer outro candidato ou a oposição poderia governar o país, ele respondeu que só Assad agiu de forma decisiva. O técnico disse que nenhum de seus parentes haviam morrido no conflito, mas que ele sofria, no entanto.

"Nós perdemos o nosso país", disse ele.


Diaa Hadid

Comentários