Estádio do Corinthians .30 de maio de 2012 aniversario da óbra ..


 30 de maio de 2012   aniversario  da  óbra .., nos donos da bola, entrevista de Andrés Sanches, falando sobre o Estadio , assistam , o video mostra tambem otimas imagens da óbra.


As obras do futuro estádio do Corinthians alcançaram a marca de 37% de conclusão. A arquibancada do lado leste já tem degraus na parte inferior e agora a parte do trabalho é na parte superior. É o setor que já tem mais cara de estádio na futura casa alvinegra. No setor oeste, lugar onde ficarão os estacionamentos e os camarores VIPs, já existem pisos no primeiro, segundo e terceiro andares. Os trabalhadores também se concentram nas áreas atrás dos gols, onde ficarão as arquibancadas removíveis.

Estágio atual


Iniciada em 30 de maio de 2011, a obra do estádio do Corinthians já marca 3.760 estacas cravadas. Atualmente, além da fase final da cravação de estacas, são executados diversos serviços no canteiro, como a construção de um muro de contenção entre o edifício oeste e um dos estacionamentos a céu aberto, a instalação de pilares, das vigas jacaré, das lajes e dos degraus (nas arquibancadas sul e leste).


Um dos dois túneis que servirão de saídas de emergência nos dias de jogos e shows já foi totalmente concluído. O outro está em fase final de acabamento, bem como a galeria subterrânea de serviço. Já com um avanço de 35%, a obra conta hoje com 180 equipamentos e quase 1.800 trabalhadores, divididos em três turnos de trabalho.





Filmado em Itaquera na Arena Corinthians,17 DE MAIO DE 2012. dia de sol, muito trabalho e progresso hj tivemos a dimenção da passagem dos torcedores na arquibancada superior Leste.


O Corinthians espera concluir seu estádio em dezembro de 2013, mas a previsão é que fique pronto apenas em março, 90 dias antes do início da Copa do Mundo  ,  mas  a  diretoria  espera  entregar  em  setembro  de  2013  ,  no  aniversario  do  clube ,   bem ,  Irmãos  Corinthianos  ,  a  verdade  é  uma  só ,   a  óbra  vai  a  todo  pano  ,  a  Construtora Norberto Odebrecht   ,  que  vem  tendo  grande  exposição  na  midia  por  causa  deste  empreendimento  ,  colocou  ali  os  melhores  profissionais  de  seus  quadros ,  montou  uma  industria  de  pré-moldados  no  local ,  em  vez  de  se  usar  madeira ,  por  o  ferro  e  encher  de  concreto  no local  final ,  as  peças  são  produzidas  em  ritimo  industrial ,  e  colocadas  e  fixadas   com   guindastes  poderosos  ,  o  que  deu  um  ritimo  impressionante  a  óbra    .


No  entanto  o  que  percebi  é  a  ausencia  de  uma  subestação  da  famigerada  AES Eletropaulo,  nas  imediações ,  observem  que  as  linhas    de  transmição/distribuição  existentes  na  região  ainda  não  foram  adaptadas  a  nova  realidade  que  se  aproxima ,  o  metro  e  a  CPTM  vem  tendo   problemas  com  o  fornecimento  de  eletrecidade  ,    alem  do  estadio  surgirão em  breve  empreendimentos  diversos  na  região  ,  a  pergunta  que  fica  é  :




HAVERÁ  ELETRECIDADE  PARA  TODOS ?  ,  OU  VAMOS  ESPERAR  UM  APAGÃO  NA  REGIÃO  PARA  CONSTRUIR  IMEDIATAMENTE  UMA  SUBESTAÇÃO   ?  EM  AES Eletropaulo ? .


 A montagem da cobertura já começa em setembro deste ano.

“…Das obras em andamento Caggiano (Luiz Carlos Caggiano Santos, presidente da ABCEM e vice-presidente da Brafer Construções Metálica) destaca três soluções de beleza incomparável, onde, em sua opinião, o aço seria insubstituível: “Na Arena Corinthians, as treliças tubulares, quadradas e retangulares; ..“Que material poderia proporcionar tamanha facilidade de concepção? Não conheço outro, emenda ele em seguida”.

A Brafer, junto com a Alufer, na forma de consórcio, será responsável pelo detalhamento, fabricação e montagem da cobertura da Arena Corinthians. O contrato firmado com a Construtora Norberto Odebrecht prevê o fornecimento de quatro (4) mil toneladas de tubos, que serão utilizadas para compor a estrutura. O início da fabricação está previsto para o mês de maio e a montagem deve começar em setembro. A expectativa é concluir esse trabalho em 2013.

De acordo com a Gerente de Contratos e engenheira responsável pelas obras da Arena Corinthians, Ângela Mariani dos Santos, da Brafer, a estrutura tem alguns diferenciais na montagem, principalmente por se tratar de uma estrutura espacial: “Cada uma das tesouras da cobertura tem aproximadamente 80 metros de comprimento e altura de até 12 metros”. Para a montagem será necessário preparar uma pequena fábrica no local.

Devido às dimensões, que dificultam o transporte, a montagem e a soldagem das tesouras serão feitas no local. Além disso, a estrutura só ficará totalmente estável depois de montada por inteiro, apoiada sobre “rótulas”, explica.
O projeto do escritório carioca Coutinho, Diegues, Cordeiro/DDG, prevê uma arena com 65 mil lugares, em área de 200 mil m², no bairro de Itaquera, em São Paulo. O custo total da obra é estimado em R$ 820 milhões. Após a Copa, parte das arquibancadas será retirada, reduzindo sua capacidade em praticamente 20 mil lugares.

Anibal Coutinho, sócio do escritório e um dos arquitetos responsáveis pelo projeto destaca que a estrutura metálica está presente de duas maneiras principais no estádio corintiano: na cobertura, que funciona como se estivesse suspensa, ligando as áreas leste e oeste; e, na fachada, composta por um conjunto de pilares de aço com vidro que fazem uma curvatura, acompanhando o conjunto de rampas paralelas à fachada.

O aço, como partido arquitetônico, foi fundamental para obter na Arena Corinthians a leveza que precisávamos para a cobertura.

“Nós desenvolvemos uma cobertura aerodinâmica, como se fosse uma asa de avião, uma forma delgada cuja visão, interna e externa, é a mais suave possível. O escritório alemão Werner Sobek assina o cálculo estrutural da cobertura. O aço, como partido arquitetônico, foi fundamental para obter na Arena Corinthians a leveza que precisávamos para a cobertura, que ‘flutua’ sobre um vão de mais de 200 metros. O aço se prestou de forma maravilhosa para isso, compondo treliças planas interligadas, que superam com facilidade os 200 metros”, afirma o arquiteto.

Rajadas simuladas em túnel de vento, na Alemanha, obrigaram os engenheiros responsáveis pela estrutura da cobertura a ajustar os cálculos, para que a solução não “alce voo”. Conforme explicou o engenheiro Joerg Spangenberg, do Werner Sobeck “Não temos muito vento no Brasil, mas como a cobertura é uma ‘asa’, precisamos garantir que permaneça fixa”.

Inicialmente, a ideia era utilizar uma  estrutura móvel, mas os custos seriam muito altos. A cobertura dos estádios tem um custo equivalente a algo em torno de 20% do valor total da obra, cerca de R$ 180 milhões para ao caso da Arena Corinthians. Serão utilizadas telhas rugosas e a parte de baixo da estrutura será mista, para garantir conforto acústico. A durabilidade prevista é superior a 40 anos.



Juvenal Jumento não aguenta mais perder para o Corinthians, e recebe a terrível informação sobre o Estádio do Corinthians, mas algo pior ainda estar por vir.

Comentários