Bilhete Único sem pagar


Bilhete Único 


Dois jovens sócios de uma empresa de segurança da informação com sede em São Paulo afirmam ter descoberto uma falha no sistema de recarga do Bilhete Único da SPTrans (empresa responsável pela administração dos ônibus municipais) que permite usar de graça ônibus, metrô e trens na capital paulista.
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Segundo eles, a falha permite que um software restaure valores antigos do bilhete indefinidamente. É possível, por exemplo, carregar R$ 10 e, após usar R$ 3 numa viagem (preço da passagem de ônibus na cidade), restaurar o valor de R$ 10 com a ajuda de um computador.

De acordo com Gabriel Coutinho de Lima, de 21 anos, sócio da empresa, a descoberta da falha ocorreu após os sócios começarem a testar o sistema da SPTrans. Eles se inspiraram em ações semelhantes realizadas por especialistas em sistemas e hackers em várias cidades do mundo em 2008. Naquele ano, de acordo com Coutinho, a SPTrans afirmou que não era possível que isso ocorresse com o Bilhete Único de São Paulo porque o sistema de criptografia (proteção de dados) usado aqui era mais eficiente do que o utilizado fora do país.

Assim mesmo, os sócios decidiram testar o sistema. No começo, eles tentaram simplesmente alterar os dados do cartão tentando colocar um saldo maior, mas não tiveram sucesso. Ao restaurar dados que já havia

Coutinho afirma que o trabalho de "quebrar a segurança" do cartão durou três semanas.

Outro lado
O outro sócio da empresa de segurança da informação, Vinicius Max, disse que na última terça-feira (7),  técnicos da SP Trans foram até seu escritório para verificar a veracidade da falha.

Segundo Max, após questionarem a fraude, eles concluiram que o sistema têm uma falha.
- Eles recarregaram aqui, foram até a catraca e conseguiram subtrair o valor do cartão. Logo depois, vieram novamente, recarregaram R$ 15 e constataram que o leitor leu. Eles repetiram a operação mais uma vez para não haver dúvidas de que é possível fraudar o bilhete.

Max diz que sua empresa tem um vídeo com todos os detalhes técnicos e as ferramentas usadas para operação, mas não divulgará para "evitar que ele seja usado de forma indevida".

Em nota, a empresa municipal que "abriu uma sindicância para investigar a possibilidade de tentativa de fraude contra o sistema do Bilhete Único" e que a investigação deverá estar concluída em 30 dias.

O Bilhete Único é um cartão que armazena valores em reais para ser utilizado no pagamento de passagens no transporte público da cidade de São Paulo: ônibus, Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Nos ônibus, é possível pagar apenas uma tarifa e fazer quatro embarques no prazo de até três horas utilizando o Bilhete Único comum, e durante até duas horas utilizando o Bilhete Único Vale-Transporte. Caso o passageiro utilize, além do ônibus, a integração com Metrô ou trem, ele paga apenas a diferença para completar o valor da tarifa integrada.

Existem alguns tipos específicos de Bilhete Único. Veja abaixo as diferenças entre eles:

Comum
Pode ser adquirido por qualquer cidadão nas lojas físicas, postos autorizados da SPTrans, pontos de venda (bancas de jornal, padarias, mercados etc) e em casas lotéricas. Para obter o seu, é preciso fazer uma carga inicial de, no mínimo, cinco tarifas.

Estudante
Para obter o benefício, além de estar matriculado em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), o aluno deve morar a uma distância superior a 1 km da escola, e nesse trecho deve operar uma linha de ônibus, Metrô ou CPTM que cumpra o percurso residência-escola. O primeiro cartão custa o equivalente a cinco tarifas integrais para o bilhete.

Quem pode utilizar: Estudantes do ensino fundamental, médio e superior, técnico e profissionalizante, mediante cadastramento da escola e solicitação do aluno. Os alunos de cursos pré-vestibular, técnicos e profissionalizantes não reconhecidos pelo MEC, e estágios não têm direito ao Bilhete Único Estudante.

Especial
O Bilhete Único Especial Idoso pode ser utilizado no transporte público municipal (ônibus, micro-ônibus). Sua utilização não é válida no Metrô e CPTM. Quem pode utilizar: Homens com 65 anos ou mais e mulheres com 60 anos ou mais.

O Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência garante o transporte gratuito nos veículos públicos municipais (ônibus, micro-ônibus) e metropolitanos (Metrô e CPTM). Quem pode utilizar: Pessoas com deficiência física, mental, auditiva ou visual, residentes na cidade ou na região metropolitana de São Paulo, que atendam às exigências da legislação vigente.

O Bilhete Único Gestante (Lei nº 11216 de 20/05/92) e Especial/Obeso (Lei nº 11.840 de 28/06/95) é válido para o transporte público municipal (ônibus e micro-ônibus) e apenas permite o desembarque pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa. Quem pode utilizar: Gestantes a partir do quinto mês de gravidez e obesos também fazem jus à condição de passageiro especial, com a diferença de que ambos pagam a tarifa, podendo embarcar e desembarcar pela porta da frente do veículo.

Mãe Paulistana
O Bilhete Único Mãe Paulistana é um benefício que garante o transporte gratuito nos coletivos da cidade de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para a gestante que faz o pré-natal na rede municipal de saúde.

Quem pode utilizar: Somente as gestantes cadastradas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e beneficiadas pelo programa Mãe Paulistana, da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale-Transporte
É um benefício do trabalhador, fornecido pela empresa. Permite fazer até quatro viagens no período de duas horas, ao custo de apenas uma tarifa. Não há restrição quando o bilhete for utilizado por apenas uma pessoa no ônibus, garantindo integração por duas horas e de até quatro embarques, ao custo de apenas uma tarifa. Mas, para utilizar um mesmo cartão, no mesmo veículo, é preciso aguardar 30 minutos, após a primeira passagem pela catraca. Quem pode utilizar: Qualquer trabalhador tem direito ao Bilhete Único Vale-Transporte.

Bilhete único paulistano
O Bilhete Único da cidade de São Paulo foi uma solução criada pela SPTrans (São Paulo Transporte S/A), empresa responsavel pelo transporte de ônibus, ligada ao governo municipal. Hoje em dia, o Bilhete Único também é aceito no Metrô e nos trens da CPTM.

Com seus mais de 8,5 milhões de cartões expedidos ate 2006, e frota de 15.000 ônibus e 7,3 milhões de viagens, esta é provavelmente a 2ª maior solução em bilhetagem eletrônica no mundo, logo após o cartão Octopus de Hong Kong.

Lançado em 18 de maio de 2004, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy  , o Bilhete Único permite atualmente que o passageiro faça várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro de um certo período de tempo. Permite ainda fazer integrações com outros meios de transporte — metrô e trem — pagando um preço aproximadamente 50% menor do que o da tarifa completa.

Os cartões usam tecnologia sem-contato NXP Mifare.

A solução original (em 1997) foi baseada na solução adotada na cidade de Seul, Coréia do sul, mas foi abortada devido a problemas do software com a complexa regulamentação do Vale Transporte.
Por volta de 2001/2002 o projeto foi reiniciado pela SPTrans, que decidiu que haveria pelo menos 2 provedores de solução para cada necessidade do projeto, para nao depender exclusivamente de apenas uma provedora como outras cidades fazem.

O "Projeto de Bilhetagem Eletrônica", que resultou no "Bilhete Único", tem pelo menos 30 soluções diferentes e vários provedores de solução envolvidos no projeto. Entre os problemas, o maior deles era a questão da recarga, pois todos os cartões são pré-pagos e a recarga não pode ser feita a bordo. Várias cidades brasileiras falharam em criar e espalhar uma rede de recarga. Devido a acordos com empresas especializadas em benefícios (VT) e com a Caixa Econômica Federal que concedeu suas lotéricas como pontos de recarga, hoje São Paulo conta com mais de 3.000 pontos de recarga (mar/2007). Hoje a recarga pode ser feita através da internet na loja virtual da SPTrans.

Em 29 de dezembro de 2009, a lei 5628 instaurou o Bilhete Único na região metropolitana do Rio de Janeiro. O Bilhete Único RJ tem a tarifa de R$ 4,40 e com ele o usuário pode viajar em até 2 meios de transporte diferentes - ônibus, vans legalizadas, trens, barcas e metrô - em até duas horas e meia, desde que um deles faça a integração entre municípios. O benefício vale também para quem usa apenas um transporte intermunicipal que custe acima de R$4,40.

O Bilhete Único RJ poderá ser incorporado a qualquer modalidade de RioCard mediante solicitação do comprador de créditos do cartão, tornando desnecessária a compra de um novo cartão.

Para compra avulsa, será disponibilizado nas bilheterias dos trens, metrô, barcas, nas lojas da Fetranspor e também pela Loja Virtual do Bilhete Único RJ, porém seu uso como bilhete único não será imediato, pois em todos os casos é necessária a associação prévia a um CPF, o que faz com que o bilhete único comprado nesses locais só possa ser utilizado 48h depois da compra.

Como funciona a integração?
Ao utilizar o 1° transporte, será descontado do cartão o valor integral do modal. Caso o usuário utilize outro meio de transporte público no período de duas horas e meia, o restante da integração será descontada.
Se o valor do 1° transporte for superior a R$ 4,40, será descontado o valor total da integração (R$ 4,40) e, na próxima utilização, ao aproximar o cartão do validador, não será descontado valor algum.

Exemplo 1: 1° modal > R$ 3,00
2° modal > R$ 1,40
Exemplo 2: 1° modal > R$ 4,40
2° modal > R$ 0,00

Cada usuário terá direito a 2 integrações por dia - uma de ida e outra de volta.

O início da operação se deu na data de 01 de fevereiro de 2010

Município do Rio de Janeiro

O Bilhete Único Carioca(buc) é o benefício tarifário da integração nas linhas de ônibus municipais da cidade do Rio de Janeiro.Após seu desbloqueio poderá ser utilizado normalmente, mas so será contemplado com a tarifa proporcional em 48 hs.

Utilizando o cartão eletrônico, você pode embarcar em até dois ônibus municipais, dentro do intervalo de duas horas, pagando o valor de R$ 2,75.

O Bilhete Único Carioca pode ser usado nas linhas de ônibus municipais da cidade do Rio de Janeiro, mas a intenção da Prefeitura é que posteriormente ele fará a integração também em outros meios de transporte. A data para esta integração ainda não está definida. Ônibus tarifa (tipo "frescão") ou de ar-condicionado não estão incluídos no Bilhete Único Carioca.

Nas viagens que não contemplam integração, o cartão pode ser utilizado sem restrições de uso e tempo, podendo ainda pagar várias passagens no mesmo veículo e será descontada a tarifa normal modal do ônibus. Pode ser usado em todas as empresas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro, independentemente do valor da tarifa.

Caso queira fazer uso da promoção do BUC, o individuo deverá de utilizar a integração ônibus-ônibus em um tempo máximo de 2 horas de intervalo de uma condução para outra.Onde será debitado para duas tarifas modais somente uma; caso esteja dentro do prazo estipulado. O início da operação foi em 06 de Novembro de 2010

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