Tartes aux pommes. (tortas de maçã)





Tartes aux pommes. (tortas de maçã)


 Tempo de preparo: Mais de uma hora


 A maçã é uma das frutas mais usadas na culinária de doces franceses. Os pedaços de "tartes aux pommes" (tortas de maçã) são quase tão comuns nas padarias da França quanto os brigadeiros para nós.

A mais tradicional torta de maçã francesa é a "Tarte Tatin". Inventada pelas irmãs Tatin no início do século, o doce foi servido oficialmente pela primeira vez no refinado restaurante parisiense

Maxim's e, até hoje, é uma das especialidades da casa. A dica é servir a torta quente com sorvete de creme.

"Use sempre as maçãs verdes, que são as mais azedinhas. Assim, a torta não fica tão doce. E nunca troque a manteiga pela margarina", .


 INGREDIENTES 

1 1/4kg de maçãs verdes (ou 15 maçãs médias)

120g de manteiga

270g de açúcar

200g de massa folheada congelada


 MODO DE PREPARO


Lave as maçãs, retire o centro onde ficam as sementes, descasque e separe.

Em uma frigideira, leve ao fogo a manteiga, o açúcar e vá mexendo até ficar como um caramelo (aproximadamente dez minutos).

Coloque as maçãs sobre o caramelo e vá fritando. Deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos. Tome cuidado para que as maçãs não queimem ou desmanchem.

Em uma fôrma de fundo removível, coloque as maçãs como estavam na frigideira. Abra a massa folheada e espalhe-a sobre as maçãs.

Leve a torta ao forno quente e asse até a massa dourar. Quando estiver pronta, vire a torta ainda quente em um prato.

Sirva quente acompanhada com sorvete de creme. Experimente também... Você pode rechear as maçãs com uvas passas envolvidas em açúcar e canela ou com uma pasta de marzipã.

Tente substituir as maçãs por pêras. Escolha as mais rígidas. Para deixar a sobremesa mais européia ainda, sirva acompanhada de creme inglês. É fácil: ferva 500 ml de leite com uma colher de chá de baunilha.

Desligue o fogo e junte seis gemas já batidas em batedeira com 125 g de açúcar. Misture-as delicadamente com o leite quente e cozinhe em fogo brando até engrossar.

Leve à geladeira e derrame o creme em cima da torta quente. Outra dica de acompanhamento é fazer uma calda fervida com açúcar e frutas vermelhas (framboesa, morango e amora).

Comentários