Schettino " Vada a Bordo, Cazzo ! ..."Volte a Bordo, caralho!!

Comandante Gregorio Maria di Falco

Francesco Schettino, capitão do navio que naufragou na costa da Itália na última sexta-feira, disse ter escorregado da embarcação e caído num bote salva-vidas, o que impossibilitou que ele coordenasse o resgate dos passageiros que estavam no cruzeiro.



As declarações foram feitas para explicar o porquê de Schettino não estar a bordo, como manda o procedimento em caso de acidentes. Schettino disse que comandava as operações de resgate quando escorregou.

Sem colete salva-vidas - porque havia dado o seu para um passageiro -, caiu em um dos botes e por isso não estava a bordo coordenando o salvamento, de acordo com informações do jornal italiano Corriere della Sera.

 Na terça-feira foi divulgada uma gravação de uma conversa via telefone entre Schettino e Gregorio De Falco, oficial da Capitania dos Portos. O diálogo, o capitão admite que não está no navio e hesita em obedecer as ordens de De Falco, que mandava que ele retornasse imediatamente e informasse as autoridades quantas pessoas estavam a bordo e iniciasse a coordenação do resgate.

 De Falco está sendo considerado um herói pelo comportamento. Por outro lado, Schettino é o alvo das críticas e é responsabilizado pelo acidente, que matou ao menos 11 pessoas.

 O capitão admitiu que bateu com o Costa Concórdia nas pedras da Ilha de Giglio enquanto tentava homenagear um dos tripulantes, que desembarcaria no local. Bruno Leporatti, advogado de Schettino, disse que o capitão, acusado de abandonar o navio, não é "nem covarde nem criminoso". "O capitão Schettino me pareceu, no entanto, muito afetado pelo drama humano deste assunto.

Ele está alterado e miserável pelo que ocorreu, profundamente comovido não tanto pela perda do navio, que para um comandante da marinha é gravíssimo, mas pelas perdas de vidas humanas", afirmou.


 Tradução do telefonema.

De Falco: Aqui é De Falco falando de Livorno. Estou falando com o comandante?

Schettino: Sim. Boa noite, comandante De Falco.

De Falco: Por favor, diga seu nome

Schettino: Sou o comandante Schettino.

De Falco: Schettino? Escute, Schettino. Há pessoas presas a bordo. Agora, vá com seu barco até a proa, do lado estibordo. Há uma escada-piloto. Você sobe essa escada e entra a bordo. Você sobe a bordo e me diz quantas pessoas estão lá. Está claro? Estou gravando essa ligação, comandante Schettino.

Schettino: Comandante, deixe-me dizer uma coisa...

De Falco: Fale mais alto! Coloque a mão na frente do microfone e fale mais alto, está claro?

Schettino: Neste momento, o navio está se inclinando...

De Falco: Eu entendo, escute, há pessoas descendo pela escada na proa. Você sobe essa escada, sobe no navio e me diz quantas pessoas ainda estão a bordo. E do que elas precisam. Está claro? Você precisa me dizer se há crianças, mulheres ou pessoas precisando de assistência. E me diga exatamente o número de pessoas em cada uma dessas categorias. Está claro? Escute, Schettino, você se salvou, mas vou fazer com que você tenha problemas, vou fazer com que você pague por isso. Volte ao navio, caralho!!

Schettino: Comandante, por favor...

De Falco: Não tem por favor. Você levante agora e volte ao navio. Estão me dizendo que a bordo ainda há...

Schettino: Eu estou aqui com os botes de resgate, estou aqui, não vou a lugar nenhum, estou aqui.

De Falco: O que você está fazendo, comandante?

Schettino: Estou aqui para coordenar o resgate...

De Falco: O que você está coordenando daí? Volte para o navio! Coordene o resgate de dentro do navio. Você está se recusando?

Schettino: Não, não estou me recusando.

De Falco: Você está se recusando a ir a bordo, comandante? Você pode me dizer a razão para não voltar?

Schettino: Não vou porque o outro salva-vidas está parado.

De Falco: Volte para o navio. É uma ordem. Não invente mais desculpas. Você declarou abandono de navio. Agora eu é que mando. Volte para o navio! Está claro? Você está me ouvindo? Vá, e me ligue quando estiver no a bordo. Minha equipe de resgate aéreo está lá.

Schettino: Onde estão seus resgatistas?

De Falco: Meu resgate aéreo está na proa. Vá. Já há corpos, Schettino.

Schettino: Quantos corpos?

De Falco: Não sei. Ouvi dizer um. Você é que tem que me dizer quantos há. Cristo!

Schettino: Mas você se dá conta de que está escuro e que não podemos ver nada...

De Falco: E daí? Você quer ir para casa, Schettino? Está escuro, e você quer ir para casa? Vá para essa proa usando a escada e me diga o que pode ser feito, quantas pessoas há e quais são suas necessidades. Agora!

Schettino: Estou com meu subcomandante...

De Falco: Então voltem os dois. Você e seu sub voltem para o navio agora. Está claro?

Schettino: Comandante, eu quero voltar, mas é simplesmente que o outro barco aqui... há outros resgatistas. Ele parou e está esperando...

De Falco: Tem uma hora que você está me dizendo a mesma coisa. Agora, volte a bordo. Volte A B-O-R-D-O! E então me diga imediatamente quantas pessoas estão lá.

Schettino: OK, comandante.

De Falco: Vá imediatamente!

capitão Francesco Schettino,  covarde

Comentários