Ajudar o São Paulo a reformar o Morumbi ? ???? porque ? ????

Juvenal Juvêncio

Ajudar  o   São Paulo a reformar o Morumbi ?  ????   porque  ?  ????     a  arrogancia  ali  aflora ,  nos anos  60  as  escolas  estaduais no  governo  Laudo  Natel  davam  aos  pobres  e  miseraveis alunos pão  com  mel , ou com  uma  pasta  de  leite  condensado com  chocolate em  pó ,  quando  vinha  com  salsicha  éra  um  evento , e  eis  que  o  governo  do  estado  através  das  delegcias  de  ensino  impuseram  a venda de  cupons  para  ajudar  na  contrução  daquela  porcaria  que  os  pseudos burgueses propietarios por  anos  sentiam-se  superiores  aos  outros   cidadãos  ,  Deus  sabe  como  aquele  lixo  foi  construido ,  por  mim  quero  que  caia  de  podre , como é  sua  historia.

A iniciativa do prefeito Gilberto Kassab em ajudar o São Paulo a reformar o Morumbi traz à tona uma velha discussão: estádios de futebol devem ou não contar com dinheiro público em obras particulares? O velho e polêmico presidente Juvenal Juvêncio, de repente, mudou de idéia e está entendendo ser essa a melhor saída. Ué, mas não era ele que criticava o Corinthians na construção do seu   estadio?

Há um mês atrás, Juvenal era um dos mais ferrenhos inimigos do Itaquerão. Aliás, tinha na Câmara Municipal um fiel representante são-paulino, o vereador Aurélio Miguel, que puxou a votação contra os incentivos fiscais para a obra do estádio da abertura da Copa em Itaquera. Sem motivo. Itaquera é considerada periferia. O Morumbi, jamais. Pelo contrário, é bairro de rico.

E vem a questão: o   estadio  do  Corinthians  terá apóio da Prefeitura por causa da abertura da Copa, mas o Morumbi, vai abrigar qual torneio? Serão gastos R$ 200 milhões para cobrir o estádio e construir um hotel de luxo ao lado. Para quê? O Tricolor tem uma torcida minúscula, que só vai aos jogos quando o time ganha. A idéia, básica, me parece, é incrementar a linha de shows internacionais no Morumbi.

Ué? Quem irá ganhar com isso? A cidade? O Estado? Claro que não. O grande favorecido será o São Paulo. Ou seja, o poder público está dando uma visível mãozinha para o clube sair do buraco econômico no qual se enfiou nos últimos tempos.

Espero que os vereadores paulistanos não aceitem esse descalabro. Ou será que só o estadio  do  Corinthians “desviou” dinheiro da Saúde, da Educação, dos Hospitais, do Transporte e do Urbanismo? O São Paulo, sem motivo, pegou carona no estadio  do  Corinthians. Juvenal quer as sobras do Timão.


Mais isso sim é contra a Lei. Pelo jeito, o prefeito Kassab foi tomado pelo espírito natalino e quer dar um presente ao Tricolor. Tudo bem: que o faça com o dinheiro dele e não com o dos contribuintes do Município.


___________________________


Documentos históricos comprovam que Governo ajudou o São Paulo F.C.

O acesso aos documentos, através do advogado Sergio Orlando Santoro, que demonstram claramente todos os passos das negociações que levaram a Prefeitura de São Paulo a interceder, junto a Imobiliária Aricanduva, para que ela doasse ao São Paulo Futebol Clube a área onde hoje está localizado o Estádio do Morumbi.

No documento abaixo, datado de 24 de janeiro de 1952, o Diretor de Departamento de Urbanismo da Prefeitura, Carlos Lodi, dá o parecer de que a área deverá ser OBRIGATORIAMENTE doada à Prefeitura, para que sejam utilizadas pela população, com a construção de parques, praças, jardins, etc., em espaços públicos.

Carlos Lodi diz ainda, em documento oficial, que a área solicitada pelo São Paulo FC “Não é indicada para a localização de uma praça de esportes do tipo que é pretendido”

Abaixo você tem a carta, datada de 29 de janeiro de 1952, que o então Presidente do São Paulo F.C., Cícero Pompeu de Toledo, enviou ao Prefeito da Capital, Dr. Armando de Arruda Pereira, tentando convencê-lo de que a melhor opção seria que a Imobiliária Aricanduva doasse a área para o Tricolor. Pede claramente ajuda da Prefeitura para que isto aconteça.

Com o objetivo alcançado, o São Paulo tratou de construir o seu Estádio. Mas nem tudo aconteceu da maneira como foi acordado.



É o termo de doação do terreno, onde está localizado hoje o estádio do Morumbi, para o São Paulo F.C.

Foi doado pela Imobiliária e Construtora Aricanduva S/A, com intermediação do prefeito de São Paulo na época, Sr. Armando de Arruda Pereira.

Pelo São Paulo assinou o Sr. Cícero Pompeu de Toledo, que hoje da nome ao estádio tricolor.

Pelo acordo o São Paulo se compromete a utilizar 3/4 do terreno para a construção do Morumbi.

O problema vem a seguir.

No restante do terreno teriam que ser construídos:

1- Parque Infantil que deveria ser mantido pelo São Paulo, com entrada franca para as crianças.

2- Estacionamento em uma área de 25.000 m² do terreno doado.

O São Paulo nunca cumpriu essa parte do acordo.



 Abaixo você tem a carta, datada de 29 de janeiro de 1952, que o então Presidente do São Paulo F.C., Cícero Pompeu de Toledo, enviou ao Prefeito da Capital, Dr. Armando de Arruda Pereira, tentando convencê-lo de que a melhor opção seria que a Imobiliária Aricanduva doasse a área para o Tricolor. Pede claramente ajuda da Prefeitura para que isto aconteça.





Comentários