quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

jimi hendrix - hey joe




Guerrilheiro comunista vietcong  executado pelo Coronel, Nguyan Ngoc Loan, em Saigon  durante  a  ofensiva do Tet  lançado pelos norte-vietnamitas contra as forças americanas e sul-vietnamitas em 31 de janeiro de 1968, durante a Guerra do Vietnã.

&
Viet Cong  Nguyen Van Lem,  em uma rua de Saigon 1 de fevereiro de 1968




James Marshall "Jimi" Hendrix foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais.

Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.


"Hey Joe" é uma canção popular de 1962 escrita pelo músico   norte-americano  Billy Roberts. Ela se tornou um marco do rock e, como tal, foi realizada em uma infinidade de gêneros musicais por centenas de artistas diferentes desde que foi escrita. "Hey Joe" conta a história de um homem que está planejando ir para o México após atirar de sua esposa.

No entanto, créditos diversos alegam ter levado a confusão quanto à verdadeira autoria da canção e gênese. A mais antiga gravação conhecida da canção comercial é primeiro single da banda The Leaves, lançado em novembro de 1965, que também teve a primeira versão de hit da canção com uma regravação, em 1966. "Hey Joe" também foi lançada como single por diversos outros artistas. No Brasil, a banda O Rappa fez uma versão em português para o álbum Rappa Mundi.






 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário