Geladeiras a querosene.

Não é porque voce nunca viu que nunca existiu.
Anúncio de refrigerador a querosene publicado na revista carioca O Cruzeiro em 17/12/1955.



Ainda nos anos 20, surgiram as famosas geladeiras a querosene. O combustível aquecia uma mistura de água com amônia. Essa se desprendia, sendo forçada, em estado gasoso, a passar por uma serpentina. A máquina continua a ser usada onde não há eletricidade.

Para locais que não tem gás ou eletricidade como fonte de energia, os ciclos de refrigeração conhecido como super fex e true code são convenientes. O ciclo usado no sistema de absorção intermitente é similar ao princípio de Faraday, mas tem algumas propriedades diferentes.

Na figura , a amônia misturada com água em um tanque vedado ou gerador. Em seguida um queimador a querosene o aquece. O calor vindo do queimador retira a amônia da mistura na forma de vapor. Este vapor é forçado pra cima por uma bomba através de um condensador. O condensador fica imerso em um tanque de água no alto do refrigerador.

A água contida no tanque refrigera o vapor de amônia contido no condensador que se condensa a uma pressão alta. Esta amônia líquida flui através de um cano para um tanque (na figura: "liquid receiver"). A partir daí ela passa para o evaporador, que é imerso em sal moura. O tanque é isolado termicamente.

O processo continua por um curto espaço de tempo até que o querosene acabe. O absorvedor esfria até a temperatura do sistema, entretanto a amônia evapora em temperaturas mais baixas no evaporador, isto ocorre porque como o gerador esfria ele tende a reabsorver o vapor de amônia. Portanto isso reduz a pressão e permite que a amônia líquida no evaporador entre em ebulição a uma temperatura baixa. Esta ebulição causa o efeito de refrigeração desejado.





Querosene  Jacaré  . Lata Antiga .
Geladeira Ibesa A Querosene
GELADEIRA SUECA ELECTROLUX A QUEROSENE 


Comentários

  1. Muito interessante! Gostaria saber onde comprar novas.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Gostaria saber onde comprar novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma,o modelo dela é quase igual da foto.!
      Mas na decada de 50(eu acho) meus avós converteram ela pra gás.
      Estou pedindo 5.000 por ela

      Excluir
  3. gostei demais! me satisfez uma curiosidade antiga . Obrigado por ter me dado esse prazer.

    ResponderExcluir
  4. gostei demais! me satisfez uma curiosidade antiga . Obrigado por ter me dado esse prazer.

    ResponderExcluir
  5. Muito fantástico este mundo dos antigos. Gostaria de ter noção de preço.

    ResponderExcluir
  6. Muito fantástico este mundo dos antigos. Gostaria de ter noção de preço.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma belezura dessas, é ótima, gela muito bem e o tanque de querosene cabe 8 litros, chega a durar semanas funcionando

    ResponderExcluir
  8. Antigamente era mais difícil as coisas más era uma vida pura principalmente honestidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário