Estádio do Corinthians . Festa para assinatura do contrato entre a Odebrecht e o Corinthians.






O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu, neste sábado (03), ao ato de assinatura do contrato entre a Odebrecht e o Corinthians para a construção do estádio do clube que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo.

Corintiano, o ex-presidente foi ao evento como convidado. Mais disposto, depois de vistoriar as obras em Itaquera ao lado de Andrés, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o assunto quando discursava para o público presente na festa corintiana. Ele lembrou que já trabalhou em prol do Morumbi como sede paulista da Copa de 2014 e foi brevemente vaiado.


"Fui visitar o Morumbi na época. Achamos que seria o lugar ideal. Não sei por que não deu certo. Só quem pode responder isso é o Juvenal [Juvêncio, presidente do São Paulo] e os presidentes da Fifa e da CBF. Eles não quiseram", eximiu-se Lula, voltando a ser ovacionado quando se posicionou como Andrés Sanchez.


“Não foi o estádio do Corinthians que entrou na Copa do Mundo. Foi a Copa do Mundo que entrou no estádio do Corinthians”, afirmou, ressaltando que a arena iria ser construída de qualquer forma.

Lula visitou as obras ao lado de Andrés Sanchez, presidente do clube, e agradeceu Emílio Odebrecht, presidente do conselho da empresa, por ter começado a construção 90 dias antes de o contrato ser assinado, e pediu à imprensa que a obra fosse bem fiscalizada para sair da melhor forma possível.

O Sport Club Corinthians Paulista conquistou mais um passo importante referente ao tão esperado estádio alvinegro. No evento em comemoração aos 101 anos do clube, o presidente Andrés Sanchez assinou o contrato de construção da futura casa do Timão com a Odebretch.
Na última quinta-feira (01), as primeiras colunas do estádio já haviam sido instaladas em Itaquera.

O estádio do Corinthians, na zona leste da cidade de São Paulo, terá capacidade para 48 mil torcedores. Para sediar a abertura da Copa de 2014 no Brasil, a Fifa prevê 65 mil lugares. Com a exigência, serão adicionados 20 mil assentos removíveis, ficando um total de 68 mil. Os assentos excedentes serão retirados após o encerramento da Copa.

O estádio próprio viabilizará um sonho de longa data do Clube. Odebrecht e Corinthians iniciaram em 2004 os primeiros contatos para a construção e, em 2010, como parte das comemorações do centenário corintiano, foi firmado um primeiro acordo entre as duas partes. Em julho de 2011, o novo estádio ficou orçado em R$ 820 milhões. Neste valor, já estão incluídos os serviços iniciais de terraplanagem e preparação do terreno do futuro estádio, cujas obras estão sendo executadas desde 30 de maio.

O projeto do futuro estádio do Corinthians, de autoria do arquiteto Anibal Coutinho, prevê que ele tenha instalações para receber 32 Chefes de Estado, representantes dos países que irão disputar a Copa no Brasil. Também haverá estrutura para o trabalho simultâneo de cinco mil jornalistas de todas as partes do mundo.


 Só de bater os olhos no projeto percebe-se o formato retangular, distinto dos ovais que predominam no país.

Outra característica que chama a atenção são os vãos livres, que, segundo Anibal Coutinho, autor do projeto, imprime à obra sua "cara paulistana", lembrando o Masp, de Lina Bo Bardi.

Pelo menos no papel, com tecnologia de última geração: quatro telões de 800 polegadas, de área equivalente a uma quadra de vôlei, ar-condicionado em todas as dependências e um painel de células fotovoltaicas que gerarão energia para o sistema.

Com 148.620 m² de área construída e prazo de entrega fixado para dezembro de 2013, o Itaquerão será um dos maiores estádios da Copa-14.

O cenário político indica que a arena tem grande possibilidade de abrir o Mundial, dada a proximidade entre o presidente corintiano, Andres Sanchez, e o homem forte do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira.

O anúncio oficial acontecerá em outubro e gera expectativa, pois a abertura é um evento mais caro e complexo que a própria final da competição, que será no Maracanã.

A capacidade do estádio de 48 mil lugares, então, aumentará em 20 mil, por meio de arquibancadas provisórias.

A concepção do futuro estádio corintiano, feita pelo escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro/DDG, prevê um shopping center agregado à arena, com área para abrigar 59 concessões (lojas, lanchonetes, restaurantes, bares temáticos, espaço para exposições, auditório etc.).

Haverá ainda 89 camarotes, para 1.423 pessoas sentadas, quatro deles com área de 470 m, e 48 sanitários. O complexo terá sistema de reaproveitamento de águas pluviais para utilização em descargas e na irrigação do gramado.

No pico das obras, a previsão é que sejam utilizados, no mínimo, 1.500 homens.

O projeto prevê dois estacionamentos cobertos e dois a céu aberto, com cerca de 3.000 vagas. Durante a Copa, porém, o local será usado por caminhões de equipamentos.


Estágio atual
Nessa primeira etapa, estão sendo realizados serviços preliminares de terraplanagem, instalação do canteiro de obras (escritórios, restaurante, ambulatório médico etc.), remoção de interferências e colocação das primeiras estacas.
Empregos gerados
Durante o pico das obras, serão 1.500.
Em agosto de 2011, são 350.



Localização
Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo (SP)
Modelo de Contrato
Contrato privado entre Corinthians e Odebrecht.
Valor
R$ 820 milhões, em julho de 2010.
Início das obras
30 de maio de 2011.

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente blog.
    Neste post o sr. esqueceu de falar sobre as "comissões" que provavelmente estão dissolvidas no custo desta linda obra. (não oficiais, é claro!)
    Pessoalmente acho que tanto dinheiro seria muito melhor aplicado em hospitais que a região tanto carece.

    ResponderExcluir

Postar um comentário