Trabalhadores de TI ., “Foi decretado o estado de greve da categoria para vigorar a partir de 18.03.2011”.


































Dois mil trabalhadores estiveram presentes na assembleia realizada na sede do sindicato no último sábado, quando a categoria decidiu entrar em estado de greve
Para tentar evitar greve de trabalhores de TI em São Paulo, o Ministério Público do Trabalho em São Paulo/Procuradoria Regional da 2ª Região convocou Sindpd e Seprosp para audiência nesta sexta.

Segundo informa o sindicato paulista dos trabalhadores de TI em seu site, o órgão paulista emitiu uma notificação ontem convocando uma reunião, para esta sexta, 18, às 10h30, com as presenças do presidente do Sindpd, Antonio Neto, e dos representantes do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo, o sindicato patronal.
A audiência busca a reconciliação entre trabalhadores e empresários do setor de TI paulista, diante do atual estado de greve, em vigor desde o último sábado.
No documento, que possui caráter de urgência, o órgão deixa claro o desejo de chegar a um consenso, para que a intenção de iniciar uma greve a partir desta sexta seja revista pela categoria.
"Consideramos muito importante esta iniciativa do Ministério Público. Será mais uma oportunidade para expormos os motivos que levaram a categoria a deflagrar a greve. Demonstraremos que o nosso movimento não se restringe apenas a assegurar as conquistas econômicas, mas também para combatermos as práticas ilegais e imorais das empresas de tecnologia da informação com relação ao uso de PJs e outras formas para explorar o trabalhador, sonegar impostos e lucrar mais", declara na nota o presidente do Sindpd.
Com a publicação do aviso de estado de greve, está assegurado o direito dos trabalhadores de TI de iniciar as paralisações a partir do próximo dia 18 de março, 72 horas após o anúncio, conforme prevê a legislação vigente.

No edital, o Sindpd notifica o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp), as empresas tomadoras e as prestadoras de serviços de processamento de dados e tecnologia de informação do Estado de São Paulo e o público em geral de que, nos termos da deliberação da Assembléia Geral realizada no dia 12.03.2011, “foi decretado o estado de greve da categoria para vigorar a partir de 18.03.2011”.

Na nota, o Sindpd informa que “durante o movimento de paralisação o contrato de trabalho dos empregados fica suspenso, sendo vedadas rescisões contratuais enquanto não houver acordo ou enquanto não for julgado o dissídio coletivo. Portanto, o Sindpd não homologará rescisão de contrato de trabalho que venha a ocorrer a partir de 18.03.2011".

"Este é um ponto delicado, sobre o qual não nos estender para não colocar em risco a estratégia do sindicato. Não podemos nos afobar, temos que ter cuidado e preparar muito bem o terreno para que tudo dê certo. Não podemos usar todos os nossos instrumentos de uma vez só. É necessário utilizar o elemento surpresa, que neste momento consiste num dos nossos maiores trunfos", destaca o presidente Antonio Neto.

A negociação salarial da categoria foi interrompida em janeiro depois de quatro rodadas de debates entre o sindicato patronal e o Sindpd.

As principais reivindicações dos trabalhadores são: 11,9% de aumento salarial linear, desenvolvimento de plano de Participação em Lucros e Resultados (PLR), auxílio-refeição de 15 reais por dia e ampliação de pisos.

O sindicato patronal oferece reajuste salarial de 6,47%, índice que o Sindpd diz apenas repor a inflação.

Comentários